Mãe biológica de Zahara Jolie-Pitt quer reencontrar a filha

Publicado em Vogue, 18.01.17

“Eu gostaria que a Angelina me deixasse falar com ela. Não acho que seja pedir muito”, declarou Mantewab Dawit Lebiso ao Daily Mail

Zahara Jolie-Pitt, Angelina Jolie e Shiloh Jolie-Pitt (Foto: Getty Images)

Adotada em 2005 por Angelina Jolie e Brad Pitt quando tinha apenas 6 meses de idade, a etíope Zahara Jolie-Pitt está sendo procurada por sua mãe biológica. Em entrevista ao site britânico Daily Mail, Mentewab Dawit Lebiso revelou que quer reencontrar a filha e fazer parte de sua vida.

“Eu só quero que ela saiba que eu estou viva e que estou aqui, que posso falar com ela”, declarou. “Eu não quero a minha filha de volta, só quero poder entrar em contato com ela, conversar e saber como ela está”.

“Angelina tem sido uma mãe muito melhor do que eu jamais poderia ter sido”, desabafou Mantewab. “Ela está com Zahara desde quando ela era um bebê – mas isso não significa que eu não sinto sua falta. Eu sinto sua falta o tempo inteiro. Eu penso nela todos os dias e fico esperando ouvir sua voz e ver seu rosto. Eu sei quando ela está de aniversário e fico triste porque não posso comemorar com ela. Eu gostaria muito de poder celebrar com ela no seu aniversário e em outras datas especiais”.

Brad Pitt e Angelina Jolie adotaram Zahara quando ela ainda era bebê (Foto: Getty Images)

Em entrevista à Vogue, a psicóloga Marina Vasconcellos* diz que a procura de mães biológicas pelos filhos anos depois do abandono é mais comum do que se pensa. “Algumas mães entregam os filhos para adoção por não terem como cuidar deles naquele momento de vida”, explica. “Com o passar do tempo e com mais maturidade, em muitos casos surge um arrependimento pelo ato, embora as mães tenham consciência de que aquela era a melhor solução no momento”. Entre os motivos que as fazem querer reencontrar os filhos estão a “melhora nas condições de vida, a vontade de saber como estão sendo tratados, de saber como se parecem fisicamente”, conta.

Vivendo em condições precárias na Etiópia, Mentewab Dawit Lebiso foi estuprada por um homem que invadiu sua casa aos 19 anos. O traumático ataque a deixou grávida, e sua família a obrigou a dar a filha para adoção.

“Eu gostaria que a Zahara soubesse que ela tem uma mãe que a ama tanto quanto a Angelina. Eu sei que sua vida é com Angelina em outro país, e que ela fala uma língua  diferente de mim”, explica Mentewab no apelo publicado no Daily Mail. “Ela tem uma vida que eu nunca poderia proporcionar a ela, mas ainda assim eu gostaria de ter algum contato com Zahara. Meu coração explode de tanto orgulho que sinto [dela]”.

No apelo para Angelina Jolie, ela conclui: “nós todos morreremos um dia e, antes de morrer, eu gostaria que ela me conhecesse e soubesse que tem uma família aqui na Etiópia. Eu gostaria que a Angelina me deixasse falar com ela. Não acho que seja pedir muito”.

Zahara Jolie-Pitt, Angelina Jolie e Shiloh Jolie-Pitt (Foto: Getty Images)

“A melhor saída para este tipo de situação é lidar naturalmente e não impedir que o filho conheça os pais”, diz Marina, mas deve-se ter cuidado com a interferência dos pais biológicos na criação ou na rotina dos filhos. “Afinal de contas, os pais adotivos são os pais de fato, aqueles que assumiram a criança como filho, e devem ser representados como tais. Conhecer os pais biológicos é uma coisa, mas estes quererem fazer parte constante da vida do filho é outra. Se eles tomaram a decisão de doar o filho para que outros pais o criassem, agora precisam assumir as consequências e entender que perderam o direito sobre ele”, conclui.