Como os homens são mais esquecidos que as mulheres, aprenda a melhorar a memória

Publicado no jornal O Nortão, 05.12.16 

Segundo estudo, ainda não há explicações para a qualidade da memória ser diferente entre homens e mulheres.

Agora é possível culpar a ciência quando sua mulher brigar porque você se esqueceu do aniversário dela. Uma pesquisa realizada pela Norwegian University of Science and Technology (NUST) e publicada no jornal científico BMC Physiology confirma: independente da idade, os homens tendem a ser mais esquecidos do que as mulheres.
Os cientistas chegaram a essa conclusão após analisar as respostas de mais de 37 mil pessoas de 30 a 60 anos. Os participantes foram submetidos a um questionário com nove perguntas relacionadas à memória. Em oito delas, os homens reportaram mais problemas do que as mulheres.
Apesar de muitos já suspeitarem que os homens são mais esquecidos do que as mulheres, o resultado foi inesperado para Jostein Holmen, um dos professores responsáveis pelo estudo. “Foi uma surpresa, isso nunca havia sido documentado.”
No entanto, se esquecer das coisas não é uma proeza exclusivamente masculina. Quase metade dos participantes (44,6% das mulheres e 46,2 dos homens) apresentou algum problema de memória. Sérios problemas foram reportados em 1,6% dos homens e 1,2% das mulheres. O motivo da qualidade da memória ser diferente entre homens e mulheres ainda é um mistério para os cientistas.
A pesquisa também apontou que, em ambos os gêneros, quanto mais velho um indivíduo for, pior será sua memória. Nós conversamos com a psicóloga Marina Vasconcellos e descobrimos que, por mais que exista a tendência de sermos mais esquecidos com o passar do tempo, também é possível reforçar a memória. “É preciso estimular o cérebro em vários aspectos para a memória funcionar”, afirma a psicóloga. Confira alguns hábitos, sugeridos por Marina Vasconcellos que vão ajudar você a se lembrar mais das coisas:

 

imagem
 Discar o número do telefone e evitar recorrer à lista de contatos
imagem
 Variar o caminho da casa para o trabalho e vice-versa
imagem
 Aprender a tocar instrumentos musicais
imagem
Praticar exercício físico com regularidade
“Tudo que a gente aprende durante o dia é fixado na memória durante o sono. Então, dormir bem é importantíssimo para o bom funcionamento da memória”, conta a psicóloga.

Comente, debata, entre em contato

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s