Presente de Natal: avise seu amigo que tem mau hálito

Avisar um amigo que ele tem mau hálito é um ato de amor.

Publicado em Portal Terra/Saúde, 25.12.15.

Você pode ser sincero e encarar uma conversa ou apelar para um e-mail anônimo, o importante é ajudar quem você gosta a receber tratamento.

Pesquisa mostra que 99% dos portadores de halitose gostariam de ter sido avisados antes

Pesquisa mostra que 99% dos portadores de halitose gostariam de ter sido avisados antes

Avisar um amigo que ele tem mau hálito é um ato de amor. Apesar de, ao mesmo tempo, ser constrangedor, a halitose traz com ela a fadiga olfativa, ou seja, a pessoa pode nem saber que tem o bafinho. Isso porque o cérebro trata de bloquear o odor que é constante, e a pessoa se acostuma com o cheiro e não o sente mais.

Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Halitose – ABHA -, 99% dos portadores de mau hálito disseram que queriam ter sido avisados antes. Para a especialista em halitose Ana Kolbe, normalmente, as pessoas não se ofendem por serem informadas. “Temos o relato de inúmeras pessoas que conviveram muitos anos com o problema sem saber, sendo descriminadas, e não tiveram tratamento pois desconheciam o fato de serem portadores de mau hálito”, afirma.

Para enfrentar o problema, a dica da psicóloga Marina Vasconcellos é ser sincero. “Geralmente aquele que é alertado para o problema procura rapidamente a solução, pois não é agradável saber que seu hálito incomoda o outro”, afirma Marina. Vale perguntar, como quem não quer nada, o que a pessoa comeu, pois está com um cheiro estranho na boca. Caso ele não entenda a insinuação, em outro dia, faça o comentário novamente, e pergunte se não é melhor marcar um horário no dentista para saber se está tudo certo.

Mas, se você acha muito complicado encarar a situação de frente, a Associação Brasileira de Halitose (ABHA) oferece o serviço SOS Mau Hálito, que avisa, por meio de e-mail ou carta, a pessoa que sofre com o problema. Segundo a entidade, são enviadas, aproximadamente, 600 solicitações por mês. “Ao receber a carta ou e-mail da ABHA sobre o possível mau hálito, o destinatário recebe também uma lista de profissionais indicados pela Associação, que são especialistas no assunto”, diz Marcos Moura, diretor financeiro da ABHA.

SOS Mau Hálito
Acesse http://www.abha.com.br
Clique no “SOS Mau Hálito”
Cadastre os dados de quem receberá a mensagem

Comente, debata, entre em contato

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s