Você complica demais a sua vida?

Descubra se está direcionando suas energias de forma a aproveitar cada momento do dia

Viva Mais Digital

Que atire a primeira pedra quem nunca fez drama por causa de um problema que nem era tão grande assim. Ou não levou horas para resolver algo que teria solucionado rapidinho, se tivesse pedido ajuda. Muitas vezes, a resolução é simples, mas não conseguimos enxergá-la por teimosia, orgulho ou até mesmo cansaço do dia a dia. Conclusão: a vida vira um cavalo de batalhas — os relacionamentos desandam e o bom humor desaparece.

O mundo atual nos exige demais. Se não elegermos prioridades, sofreremos por não dar conta de tudo”, comenta a psicóloga Marina Vasconcellos*. Segundo a psicóloga Miriam Barros**, o grande erro é gastar energia excessiva e desnecessária em tarefas que podem (e devem) ser fáceis. Para ajudá-la a mudar de atitude, conversamos com especialistas e reunimos dicas para você tornar a vida mais simples e prazerosa em todos os sentidos.

COLOQUE ORDEM

Sabe a história de que a sua bagunça é organizada? Isso atrapalha a rotina. Afinal, viver em um ambiente desorganizado a faz perder tempo procurando as coisas. Assim, as ideias travam por falta de foco. “Doe o que não usa mais, reorganize o quarto, a casa e o ambiente de trabalho. A arrumação vai se refletir no seu interior, promovendo uma reorganização mental, uma sensação de mudança positiva”, diz a psicanalista Priscila Gasparini (SP).

 

direcionando suas energias

 

XÔ, RAIVA!

O término de um relacionamento ou a perda de um emprego, por exemplo, pode fazer você acumular mágoas que devoram energia. Muitas vezes não é fácil se livrar da raiva, mas com determinação é possível chegar lá. “Devemos aprender com os nossos erros e frustrações. O melhor é analisar o que foi compreendido nessas situações, o lado bom e o ruim de cada uma delas, para não errar novamente. A partir daí, tente examinar o quadro levando em conta a razão e não a emoção — e use o resultado disso para novos objetivos”, orienta Priscila.

ESTABELEÇA LIMITES

Deixe para papear com a amiga na hora do almoço ou verifique o seu e-mail pessoal só ao chegar em casa. Pode parecer bobagem, mas criar pequenas regras faz diferença para terminar o dia com a sensação de dever cumprido ou, melhor ainda, de que ainda há tempo para se divertir. “Assim você consegue equilibrar o tempo do lazer e o das obrigações”, esclarece Marina Vasconcellos.

ADOTE UMA AGENDA

Você certamente já deixou de fazer algo importante porque se esqueceu. Para não acontecer de novo, anote tudo em uma agenda — vale tanto a de papel quanto a do celular, que até nos alerta dos compromissos quando programada. Bilhetes deixados em lugares estratégicos também são úteis para nos lembrar de providências a serem tomadas, compras ou compromissos.

ELIMINE A NEGATIVIDADE

Não vai dar certo”, “isso não é para mim”… Se você tem esses pensamentos, as crenças negativas sabotarão a sua vida! Segundo Miriam Barros, questionar em quais situações elas se mostraram verdadeiras é a melhor forma de se livrar delas. Você verá que nem tudo foi tão ruim e difícil quanto parecia. “Simplifique a análise dos fatos.  E tenha em mente: para  as coisas acontecerem, é preciso assumir riscos”, orienta.

time

 

REIVINDIQUE  O SEU TEMPO

Em vez de reclamar que não tem disponibilidade para fazer as coisas de que gosta, dê um basta na situação. “O nosso tempo é precioso, temos que organizá-lo com um bom planejamento. Devemos nos dedicar à família, ao trabalho, ao lazer e ao descanso; se formos disciplinados, isso é possível. Mas é preciso criar regras e cumpri-las. Assim, a qualidade de vida melhora muito”, comenta a psicanalista Priscila Gasparini. “Gaste meia hora para planejar o seu dia. Esses minutos podem lhe render muitas outras horas livres para fazer coisas que lhe darão muito mais prazer”, recomenda Miriam Barros.

 

Comente, debata, entre em contato

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s