10 formas de se manter motivado na corrida

Com o passar do tempo, continuar motivado com os treinos é um desafio. Veja como manter o entusiasmo.

 

Correr é uma delícia. Mas até mesmo aqueles corredores mais empolgados, depois de um tempo investindo na corrida de rua, não conseguem se manter sempre motivados para os treinos. É claro que os objetivos dão um gás extra para que você coloque os tênis e comece a dar as suas passadas. No entanto, vez ou outra, nem mesmo as metas são suficientes para que você mantenha o entusiasmo.

Por isso, assim como você programa suas corridas, também é preciso que você planeje como vai continuar motivado para correr. Aqui, você encontra dez formas de melhorar a sua animação durante a corrida.

1. Ajuste sua rotina

Para que você sempre esteja motivado e com energia para dar as passadas é importante que sua rotina seja condizente com a vida de corredor. Por isso, durma cedo e tenha horas de sono suficientes para realmente descansar. Além disso, evite a ingestão exagerada de bebidas alcoólicas, que diminuem consideravelmente a resistência física, e tenha uma alimentação saudável e equilibrada.

2. Corra com amigos
O aspecto social da corrida é uma das principais razões pelas quais as pessoas começam a correr (e continuam). Encontre uma assessoria esportiva perto de você ou recrute alguns amigos ou colegas de trabalho para que treinem juntos. Apesar de ser um esporte individual, os corredores estão quase sempre acompanhados.

Essa estratégia também é uma boa pedida para aqueles que têm preguiça de treinar sozinhos, precisando de um estímulo. O treino acompanhado é mais divertido, além de existir a cumplicidade que acolhe as pessoas (“Ele também acordou cedo como eu”) e a competição saudável que o leva a querer melhorar sua performance, exigindo mais de seus limites (“Se ele consegue, eu também posso”, “Quero correr como ela”).

É preciso disciplina e força de vontade para superar a preguiça, aquela tentação de ficar mais um pouco na cama ou de sair do trabalho e ir direto par casa. A persistência deve ser reforçada para que você não desanime. Mas o simples fato de ver outros corredores suando a camisa e firmes nos treinos, como você, já é um motivo para ir em frente e ter a certeza de que está no caminho certo.

3. Anote os resultados
Manter um diário de treinamento é uma excelente maneira de acompanhar o seu progresso e permanecer motivado. É fácil: basta pegar um caderno e escrever algumas notas depois de cada um dos seus treinos. Certifique-se de marcar a data, a sua quilometragem e o tempo aproximado que fez determinado percurso. Coloque, ainda, alguns comentários sobre como você se sentiu durante o treino.

4. Encontre um mantra
Escolher uma frase curta para repetir mentalmente durante a corrida pode ajudá-lo a ficar focado. Você pode optar por algo que lhe dê motivação e usar quando mais precisa. Encontrar um mantra não é difícil: ele pode pintar na sua cabeça, enquanto você está ouvindo música, conversando com o parceiro de treino ou lendo as matérias sobre corrida aqui na O2 Por Minuto. Escolha uma frase que se adeque ao seu estilo de corrida e a sua personalidade.

happy-girl-run

 

5. Inscreva-se em uma prova
Correr é um esporte gostoso e não depende de muita gente para acontecer, apenas de você. Se você está falhando na rotina dos treinos, inscreva-se na próxima corrida que puder e vá resgatar a energia que está faltando ali no meio daquelas milhares de pessoas que também acordaram supercedo para correr. A vibração e a animação das provas é algo delicioso e contagiante.

 

6. Compre alguma recompensa
Que tal comprar um tênis novo, uma camisa que você sempre quis ou fazer massagens com especialistas como recompensa por seu trabalho duro? O mimo vai fazer você se sentir energizado e reforçar o seu compromisso com a corrida.

7. Tudo ou nada
Se você não tem tempo para fazer um treino completo, não coloque na sua cabeça que é tudo ou nada. Se o tempo está curto, faça um treino rápido de apenas 20 minutos para não ficar parado. Isso já vai manter a sua empolgação com o esporte.

8. Pense no seu bem-estar
Sempre que você ficar desanimado, lembre-se dos benefícios que a corrida traz para a sua saúde. Pense em quanta energia você tem depois que começou a treinar e em como a corrida é uma maneira saudável de aliviar o estresse.

9. Tenha metas
Escolha um objetivo – como completar 5 km ou fazer uma maratona – e fale para as pessoas próximas a você sobre isso. Coloque seu cronograma de treinamento em casa e no trabalho, para que você tenha lembretes constantes sobre as suas metas. E comemore as suas conquistas.

10. Divirta-se
Isso é realmente o que mais importa. Não deixe que a corrida vire um estresse na sua vida. Em vez de seguir o lema “sem dor, sem ganho”, prefira pensar que se a corrida não é divertida você não deve continuar.

 

(Fonte: Marina Vasconcellos, psicóloga e corredora de São Paulo)

Comente, debata, entre em contato

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s