Energia para conquistar seus sonhos

sonhando_

Matéria publicada no site Atmosfera Feminina em 22/10/2014

Mesmo com tanta correria, a sensação de que os dias estão cada vez mais curtos e a lista de tarefas nunca diminui, é essencial sonhar com algo melhor. “A vida é movida a sonhos, objetivos a serem cumpridos, metas a serem alcançadas. Caso contrário, não nos sentiríamos motivados a buscar o tão desejado ‘algo a mais’, a aprender coisas novas visando nosso desenvolvimento como seres humanos. Pelo contrário: simplesmente viveríamos estacionados, perdendo grandes oportunidades de crescimento. Isso explica também por que é tão saudável alimentar a ideia de que nunca é tarde para aprender e buscar novas experiências, seja em qual contexto for”, diz a psicóloga Marina Vasconcellos, de São Paulo, psicodramatista e terapeuta familiar e de casal.

Ok, tudo isso é válido, mas… de onde tirar energia para sonhar no fim do ano? “Ela deve ser resgatada da consciência dessa necessidade de termos algo em mente para a frente, da existência de desejos, sonhos e a projeção para o futuro. Ajuda demais se você conseguir organizar seu tempo e dividi-lo entre trabalho, família, lazer, cuidados consigo mesma, convivência com amigos e tudo mais que for importante para você e de forma que nada seja deixado de lado”, completa a psicóloga. “Claro que eleger prioridades não é fácil, mas é possível e necessário fazer isso para que você não se deixe ser levada apenas por determinadas atividades em detrimento de outras, tão importantes para a sua saúde física, mental e emocional”, conclui ela.

Sempre em frente

Para quem teme desistir dos sonhos assim como faz com a dieta, por exemplo, a psicóloga Marina Vasconcellos recomenda ter sempre em mente a importância dos sonhos para direcionar e dar sentido à vida e como a falta deles pode tornar a existência monótona. “Tomando consciência disso, naturalmente você vai fazer de tudo para não abrir mão dos seus desejos, algo que ninguém pode fazer por você”, finaliza.