4 Passos para Levantar o Astral

Publicado na Revista W Run

Às vezes, não tem jeito: a gente acorda para baixo mesmo. No entanto, ninguém precisa passar o dia inteiro triste ou  de mau humor. A psicóloga Marina Vasconcellos, de São Paulo, ensina como melhorar o ânimo rapidinho.

  1. Pratique seu esporte favorito. Com o exercício, o organismo libera serotonina e endorfina, neurotransmissores que aumentam o bem-estar e diminuem o estresse.
  2. Ouça uma música animada. Ligue o som e dance sozinha mesmo, na sala de casa. A batida da canção vai tomar conta do seu corpo em questão de segundos.
  3. Faça um exercício de imaginação ativa: sente-se em uma posição bem confortável, prestando atenção na respiração, e pense que está em um lugar extremamente agradável.
  4. Marque um cabeleireiro a fim de mudar o visual ou faça as unhas para se sentir mais bonita. Cuidar de si mesma melhora (e muito!) a autoestima.

COSTAS QUENTES

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 85% da população mundial vai ter pelo menos um episódio de dor nas costas ao longo da vida. Para fugir dessa estatística e não ter que interromper o treinamento, o ortopedista Flávio Cavallari, do Hospital São Vicente de São Paulo, no Rio de Janeiro, recomenda nunca pular o aquecimento antes da corrida e parar a atividade ao primeiro sinal de desconforto. Ele lembra também que, no dia-a-dia, deve-se evitar carregar a mochila pesada de um lado só do corpo e pegar mais leve no treinamento durante o período pré-menstrual, pois as alterações hormonais aumentam o risco de lesão nas articulações. Além disso, nada de se auto-medicar: “Isso pode mascarar o incômodo e agravar o problema”, avisa Flávio Cavallari.

CHICLETE PARA ESPANTAR O SONO

Você acorda cedo, trabalha o dia inteiro, corre para lá e para cá e, no final da tarde, bate aquele sono incontrolável que dá até vontade de cabular o treino na academia? Masque um chiclete. É tiro e queda para despertar imediatamente. “Por ser uma atividade motora contínua e estimular os nervos sensitivos da região do maxilar, mascar chiclete ativa o mecanismo de vigilância do cérebro e espanta o sono”, garante o neurologista Leandro Teles, de São Paulo. Para não comprometer as suas curvas, escolha as versões sem açúcar – você economiza calorias e o efeito é o mesmo.

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