Neuróticos anônimos – descubra se está na hora de procurar ajuda

 Todo mundo tem suas neuras. Veja quando é necessário procurar um especialista

Publicado no Guia Astral em 01/06/2012

Foto: Thinkstock/ Getty Images

É difícil definir as diversas neuras que cada um de nós pode ter. De uma encanação com o cabelo ao medo de ser assaltado, quase todas as pessoas têm algum tipo de neura. O problema é quando a pessoa começa a limitar sua vida por isso. Para a psicóloga Marina Vasconcellos, especialista em Psicodrama Terapêutico pelo Instituto Sedes Sapientiae e Psicodramatista Didata pela Federação Brasileira de Psicodrama (FEBRAP) a neura é “uma dificuldade em lidar com as coisas e reagir de uma forma saudável”. A pessoa acaba encanando demais com determinado aspecto, e muitas vezes deixa a emoção alterada tomar conta da situação.

E é bom ficar atento: se a neura começa a atrapalhar a vida do indivíduo de forma direta e contínua, é hora de procurar ajuda. É possível perceber alguns sinais de que a encanação está começando a gerar um descontrole nas emoções, como:

– Comportamentos agressivos

– Aumento do medo

– Facilidade em ficar irritado

– Limitar alguns aspectos da vida por não conseguir enfrentar algumas situações

– Preocupação excessiva com o opinião do outro

– Falta de posicionamento e vontade própria

Segundo a Drª Marina, estes, entre outros problemas, podem ser indícios de que a pessoa não está lidando com uma simples neurose.

A melhor forma de trabalhar esse descontrole das emoções é procurando ajuda especializada que, para Marina, é a psicoterapia. Nela, a pessoa vai poder se aprofundar na raiz do problema e, consequentemente, encontrar forma de melhorar os sintomas. Já os grupos de ajuda como os Neuróticos Anônimos funcionam como forma de socializar com pessoas que têm comportamentos parecidos, servindo como grupo de apoio que ajuda no tratamento da neurose, mas sem excluir os cuidados de um especialista.