Solidariedade: descubra formas de ajudar o próximo e aproveite os benefícios

Atitudes solidárias podem estar em ações simples do dia a dia

Publicado no Portal Minha Vida em 07/05/2012

Ajudar o próximo é um ato nobre que muita gente busca praticar no dia a dia, mas às vezes não sabe por onde começar. Por isso, hoje vamos mostrar como é possível ser solidário com atitudes simples, mas que fazem toda a diferença.

Sentimento de ajudar ao próximo. Esta é a base deste conceito tão amplo chamado solidariedade. Uma postura solidária envolve a capacidade de compartilhar o sentimento de outra pessoa e, de alguma forma, tentar amenizar o problema.

Segundo a psicóloga Marina Vasconcelos, ser solidário é se identificar com o problema alheio, e assim, ter capacidade de se colocar no lugar do outro. É um sentimento de que a dificuldade pela qual outras pessoas passam também nos pertence.

Ser solidário é uma troca. Isso porque quem é ajudado não é o único beneficiado pela atitude. Assim como compartilhamos sentimentos de dor, fazer alguém sorrir também nos afeta positivamente. O psicólogo Vitor Sampaio explica que todos nós estamos em relação uns com os outros. Por isso, se fizermos algo de bom a uma pessoa, estaremos fazendo bem a nós mesmos.

As formas de ser solidário são muitas. E todas são sempre benvindas. Para começar, são os pequenos gestos que fazem a diferença. O apoio a instituições também representa uma ação muito valiosa, que pode favorecer muita gente. Além da ajuda financeira, pode-se doar roupas, alimentos e, por mais que não pareça muito, um pouco de atenção faz um bem enorme para muita gente.

Participar de qualquer atividade que ajude os outros de alguma maneira é uma forma de manifestar solidariedade. Você pode doar sangue, se tornar doador de órgãos, prestar auxílio a pessoas portadoras de deficiência e até ajudar aquele amigo que está passando por dificuldades. Por isso, comece já a praticar atitudes solidárias e aproveite os benefícios de fazer bem a quem precisa.