Quando chorar faz bem à saúde

Publicado em 5 de dezembro de 2011 no Walmart Blog

Cada um tem seu modo de liberar a raiva, esquecer mágoas, se afastar dos maus fluídos. Uns cantam, outros escutam música, há ainda aqueles que desabafam com o melhor amigo ou falam sozinhos, não importa. Mas chorar ainda é o melhor remédio para as horas de tensão.

Quer ver? Experimente chorar quando aquele bolo fica preso na garganta. O choro alivia o estresse, o medo, a tristeza, a frustração, a raiva e todos os sentimentos que ficaram presos. “É uma forma de comunicarmos vários tipos de emoções, podendo servir também para simplesmente chamar a atenção de alguém”, diz a psicóloga e terapeuta familia Marina Vasconcellos.

Para ela, chorar “em situações limites nos ajuda a descarregar o excesso de tensão”. Tem vergonha? Então desenvolva seus próprios métodos de liberar suas angústias.

Prender o choro – ou guardar sentimentos ruins por muito tempo – pode, sim, causar um estrago enorme. “A repressão do choro pode levar ao estresse ou à depressão, já que contemos física e emocionalmente nossos sentimentos que deveriam ser devidamente expressados”, alerta.

Mas Marina faz a ressalva. “Há momentos em que não podemos chorar, e o melhor a fazer é realmente controlar as emoções, por mais difícil que possa ser”.