Teste: você doa ou recebe mais no relacionamento?

Faça o teste e descubra em qual destes papéis você se encaixa melhor

Publicado no yahoo.minhavida.com.br

 

Viver a dois tem lá suas peculiaridades. Um arruma a casa, o outro prepara o jantar, tem os que dividem as tarefas e até os que preferem não dividir o mesmo teto apesar de manterem um relacionamento estável. Se por um lado o formato do romance muda, por outro, as bases são as mesmas: ceder, compreender, construir juntos e negociar situações.

O problema é que a fórmula pronta nem sempre dá certo para todo mundo e alguns casais perdem a medida entre doar e ceder e um dos dois sempre acaba doando mais do que o outro, gerando desequilíbrio na relação e cobranças. Para a psicóloga e terapeuta de casal Marina Vasconcellos, quando a relação se mantém estável apesar desta diferença de comportamento entre o casal, não há problema, porém, quando ela gera conflitos e mágoas, é preciso mudar.


“Às vezes faz parte da personalidade ser mais cuidadoso com o outro, por isso não deixar que essa pessoa se doe mais pode causar problemas, agora, se os dois sentem necessidade de cuidar e ser cuidado e vivem cobrando mais atenção um do outro, é sinal de que há um descompasso nesta relação”, explica a especialista.

Mas e você? Será que seu relacionamento está em equilíbrio? Até que ponto você doa mais do que recebe? Faça o teste aqui e descubra.