Dedique-se a um hobby

Publicado no minhavida.com.br

 

Um hobby faz mais do que deixar seu dia mais divertido. Passar algumas horas numa atividade leve e que traz relaxamento contribui para o seu equilíbrio físico e também para o controle das emoções. “Um hobby praticado com regularidade, ou seja, pelo menos uma vez por semana, é um ótimo antídoto contra o estresse. A atividade funciona como um escape para as tensões e previne problemas sérios, como complicações cardiovasculares”, explica Carlos Galvão, psiquiatra da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Mas não é só isso. A bomba-relógio conhecida por estresse, a cada dia, e associada a novos problemas de saúde. Dor de cabeça permanente, crises de enxaqueca, cansaço exagerado, gastrite e insônia são os desconfortos mais comuns na vida de um paciente que vive sob estresse, de acordo com a psicóloga Marina Vasconcellos.

Reservar alguns momentos para o seu passatempo preferido também contribui para desenvolver o senso de disciplina. “Enquanto relaxa os pensamentos, você melhora o convívio social, diminui a ansiedade e ganha mais gás para manter a rotina”, afirma a psicóloga. “Chega a funcionar como um complemento à terapia“.


Relaxar ajuda a perder peso

Os efeitos positivos ainda vão além e surpreendem até os especialistas, que andam entusiasmados com uma pesquisa recente da Academia Americana de Neurologia: os cientistas descobriram que as pessoas capazes de se manterem relaxadas têm 50% menos chances de desenvolver demência em comparação às pessoas com tendência a se estressar.

E – pode segurar o queixo! – relaxar ajuda até a controlar o peso. Pesquisadores da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, acompanharam por dois anos o progresso de 225 mulheres com sobrepeso ou obesas e incentivou a prática de meditação entre elas. O grupo que seguiu as orientações teve mais sucesso e perdeu cerca de 2,5 quilos a mais do que a turma do estresse, sob a mesma dieta e a mesma intensidade de treino.

Ficou entusiasmado e não sabe por onde começar? O segredo para escolher uma atividade e não abandoná-la na semana seguinte começa descobrindo os seus verdadeiros interesses. “Muita gente faz escolhas pensando em agradar os outros e deixa de pensar em si mesmo. A alegria aparente, muitas vezes, esconde um estado de estresse e irritação”, afirma o psiquiatra de São Paulo.

 

Como me dedicar a um hobby? 

1- Pense na sua agenda: não adianta decidir surfar, se você não mora perto da praia ou não pode ir sempre para o litoral, por exemplo.

2- Respeite suas vontades: para manter o hobby, você precisa se identificar com ele. Não seja refém da escolha de outras pessoas por preguiça ou comodidade.

3- Trate o hobby como um compromisso:dividir seu tempo entre atividades pessoais e profissionais pode ser difícil no começo. Por isso, calcule quanto tempo você realmente pode se dedicar a um hobby e respeite este limite.

4- Experimente sem culpa: pode começar dançando, caminhando no parque ou fazendo uma leitura interessante. Mas mude de idéia sempre que sentir vontade, só não deixe de reservar um tempo para relaxar.

Comente, debata, entre em contato

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s