Homem que cozinha ganha pontos

Elas adoram saber que eles cozinham e isso até facilita a conquista

Publicado no Portal Vital – Unilever

 

É verdade que os lares estão bem mais democráticos. Afinal, as mulheres trabalham o dia todo e precisam ter a ajuda do companheiro para dividir as tarefas em casa. Embora aponte uma série de pontos positivos dessa mudança de comportamento da sociedade moderna, a psicóloga e analista comportamental Lilian Boarati chama a atenção para o fato de que esta nova realidade é responsável  por boa parte dos problemas nos relacionamentos a dois atualmente. Lilian atende em um consultório em São Paulo e também é professora de algumas universidades particulares.

“A responsabilidade maior de cuidar do lar e de perceber as necessidades dos filhos continua mais forte para a mulher. Por isso, ela ainda se queixa disso e, a partir daí, cria-se um conflito pela nova dinâmica”, afirma. Segundo Lílian, o público feminino reclama que se sente sobrecarregado. Por sua vez, os homens dizem que já estão fazendo esse papel. “Eles ajudam nas tarefas, mas não tomam a iniciativa de conduzir a dinâmica da casa. A divisão não é meio a meio”, completa a especialista.

Para tentar aumentar a participação masculina no lar, uma dica da psicóloga é trabalhar com a empatia. “É importante fazer o parceiro se colocar no lugar da mulher e entender suas necessidades. E ela também precisa fazer o mesmo e perceber que o companheiro não tem os conhecimentos acumulados por mais de uma geração.”

A partir daí, o casal deve dividir as funções por dia da semana ou mesmo por tarefas. “Muitos homens não têm essa motivação e vontade, por isso, agem como ajudantes. Cabe também à mulher ensinar ao marido como podem fazer juntos.”

Inversão de papeis

Em raros casos, há casais que até “trocam seus papeis” e o homem assume a organização da casa, assim como o cuidado dos filhos. É o caso do técnico em acrílico Reginaldo de Andrade, de 30 anos. “Minha mulher trabalha longe e chega tarde em casa, sem contar que ela não leva muito jeito para as tarefas do lar”, revela. Como ele trabalha perto da residência e apenas meio período, acaba cuidando dos afazeres domésticos e da filha. “E ainda faço a comida”, orgulha-se.

E você sabia que cozinhar conta pontos positivos na arte de conquistar uma mulher? Alguns homens estão percebendo isso. “Esse é um trunfo que eles possuem na hora da conquista de uma mulher”, comenta a psicóloga Marina Vasconcellos, que também é terapeuta familiar e de casal e atende em um consultório em São Paulo.

O sócio do Orbacco Espaço Gastronômico, em São Paulo, Luís Felipe Calmon, que também dá aulas de culinária, conta que o número de alunos querendo aprender a cozinhar não para de crescer. “No curso básico, a proporção de homens já é de 50%.”

Para ele, isso se deve ao fato de muitos não terem adquirido a cultura gastronômica que costuma passar de geração em geração. “Com as mães trabalhando fora, a maioria aprendeu a se virar apenas com o micro-ondas.”

Outra razão é a própria necessidade. “Muitas vezes, são casados e a mulher não sabe e não quer cozinhar . Daí aprendem para não passar fome e até tomam gosto”, brinca Calmon.

Pensando nesses homens e mulheres, a Unilever criou o caldo Knorr em potinho, que alia praticidade ao sabor caseiro, pois contém ingredientes naturais. “Embora alguns homens tentem ajudar em casa, muitos são desestimulados pelas próprias esposas quando sua atuação é criticada”, enfatiza a psicóloga Marina. Por isso, ela adverte: é preciso abrir mão de certas exigências e acolher a boa vontade do marido em dar sua contribuição. “Com isso, todos temos a ganhar”, conclui.

Comente, debata, entre em contato

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s